• Luana Soares

Passagens secretas de São Paulo, você conhece?


São Paulo, essa cidade imensa cheia de casas, carros, prédios e passagens! Eu não fazia a menor ideia de que em muitos lugares embaixo da rua haviam passagens secretas por todos os lados.


Todas as fotos desse post são da Passagem Literária da Consolação, uma passagem subterrânea para pedestres, construída em 1970 e que no passado era um caminho sujo e escuro. Em 1989 o local passou por uma revitalização e nos dias de hoje tem espaço para um “sebo” coletivo - venda de livros usados, em parceria com a Subprefeitura da Sé que ajuda a cuidar do local e realizar eventos e exposições.


(E os grafites são incríveis, além de um lugar ótimo pra sessão de fotos. Lembro que inclusive fotografei muitos trabalhos da faculdade por lá).



E apesar de constante movimentado, por que não sentar um pouco para descansar e ler? Hábito que as vezes acho esquecido pela caótica São Paulo. Apesar desta ser a minha favorita existem muitas outras passagens subterrâneas na cidade, como a Cripta da Sé, o subsolo da Casa das Caldeiras e até o Aquário subterrâneo da Luz. Quem tiver interesse o Buzfeed fez uma listinha interessante sobre o assunto e você pode ler clicando aqui.


A Passagem Literária da Consolação está na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Paulista e ao lado do Caixa Belas Artes.

De segunda a sexta-feira das 7h às 20h/ sábados e feriados, das 10h às 20h/ fechado aos domingos.


About Me

Journalist, Globetrotter, Digital Nomad, PR, Social Media Agent and sometimes many others.

 

Read More

 

  • White Facebook Icon
Join my mailing list

© 2023 by Dias de Luana.

Proudly created by Luana Soares.